Arquivos

Artigos, textos, resenhas:







Portarias, Leis, Resoluções etc:



Relatórios e Guias:

Saúde Mental passo à passo - como organizar a rede de saúde mental em seu município


Relata os avanços e dificuldades, entre 2003 e 2006, da gestão do complexo processo de mudança do modelo de atenção à saúde mental, a partir das ações do Ministério da Saúde.









NASF - Núcleos de Apoio à Saúde da Família:

    Conass| Progestores - NASF (nota técnica 20 - 2007)   -
  
                                                                              Portaria que cria os NASF, tem como objetivo,ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica, melhorar a qualidade e a resolutividade da                                                     atenção a saúde.  
Os núcleos são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, e atuarão em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, atuando diretamente no apoio as equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado. É  importante ressaltar que os  NASF não são portas de entrada do sistema e a responsabilização compartilhada entre as equipes de Saúde da Família e a equipe do núcleo prevê uma revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e  contra-referência, ampliando-a para um processo de acompanhamento longitudinal de responsabilidade da equipe de Atenção Básica/Saúde da Família, atuando no  fortalecimento dos seus atributos e papel de coordenação do cuidado no SUS.    




Equipe Matriciadora , "matriciamento"


"O papel da equipe matriciadora passa pelo suporte técnico-pedagógico como retaguarda aos diversos serviços e profissionais da atenção básica vislumbrando potencializar a interatividade resolutiva entre estes atores da atenção básica e os dos demais serviços do município (da saúde, educativos, jurídicos, assistenciais, esportivos, …) formando assim uma grande rede de serviços não burocratizada e eficaz . A esse movimento dá-se o nome Clínica Ampliada, uma clínica como prática política que não perde de vista a importância do acolhimento e do vínculo entre o profissional cuidador e o munícipe assistido (Dimenstein et al, 2009)."


      Saber PSI: você sabe o quê é o NASF?




Implantação dos CAPS

CAPS Estimativa de Unidades por Estado por Projeção Populacional (MS/com Dados IBGE-2008)

Livros| ofertas online